Neste vídeo gravado por Nicolás Maduro, “presidente” da Venezuela, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), faz publicamente uma manifestação de apoio e parabeniza a presidente do Brasil Dilma Rousseff pela sua reeleição em 26/10/2014. O que leva o PT (Partido dos Trabalhadores) ao poder por mais quatro anos, totalizando com isso 16 anos sem alternância no Governo Federal. São companheiros trabalhando por uma causa comum: o socialismo.
Nicolás Maduro é o sucessor de Hugo Chavez e do Chavismo, braço socialista marcado pelo carisma e populismo de Chavez. Maduro assumidamente afirma que completará a transformação socialista iniciada por Chavez. Eleito em abril de 2013 por uma margem muito pequena, com um mandato de seis anos, Maduro vem enfrentando protestos por parte da população. As mortes e prisões de protestantes se acumulam.
Atualmente na Venezuela há escassez de produtos essenciais, inflação alta e o segundo maior índice de assassinatos no mundo. Populares que vão às ruas para se manifestar contra o governo socialista e a situação econômica na qual o país se encontra estão sendo espancados por “coletivos” controlados pelo governo.
Maduro tem um relacionamento muito próximo com os ditadores socialistas cubanos, os irmãos Castro. Para entender o que o apoio de Maduro a Dilma e aliança entre os socialistas latino-americanos significa no conjunto do projeto socialista para a América Latina é preciso conhecer o que é o Foro de São Paulo.
Referências:
Nicolas Maduro narrowly wins presidential election in Venezuela
Venezuela: a land of political killings and gang turf wars
Leave a Reply